Jigoro Kano e Judô

Ainda jovem, medindo 1,50 de altura com 48kg, Jigoro Kano, cansado de levar a pior em brigas (apesar de ser filho de um samurai), ele decidiu fortalecer o corpo. Após a prática de alguns esportes que exigiam grande esforço da sua franzina forma física, ele decidiu estudar o ju-jitsu.

Pessoa de alta cultura geral, ele era um esforçado aluno de jujutsu. Procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseados em leis de dinâmica, ação e reação, selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de jujutsu, juntamente com os imigrantes japoneses dando ênfase principalmente no ataque aos pontos vitais e nas lutas de solo do estilo Tenshin-Shinyo-Ryu e nos golpes de projeção do estilo Kito-Ryu. Inseriu princípios básicos como os equilíbrio, da gravidade e do sistema de alavancas nas execuções dos movimentos lógicos.

Estabeleceu normas a fim de tornar o aprendizado mais fácil e racional. Idealizou regras para um confronto esportivo, baseado no espírito do ippon-shobu(luta pelo ponto completo). Procurou demonstrar que o jujutsu aprimorado, além de sua utilização para defesa pessoal, poderia oferecer aos praticantes, extraordinárias oportunidades no sentido de serem superadas as próprias limitações do ser humano.

Jigoro Kano tentava dar maior expressão à lenda de origem do estilo Yoshin-Ryu (Escola do Coração de Salgueiro), que se baseava no princípio de "ceder para vencer", utilizando a não resistência para controlar, desequilibrar e vencer o adversário com o mínimo de esforço. Em um combate, o praticante tinha como o único objetivo a vitória. No entender de Kano, isso era totalmente errado. Uma atividade física deveria servir, em primeiro lugar, para a educação global dos praticantes. Os cultores profissionais do jujutsu não aceitavam tal concepção. Para eles, o verdadeiro espírito do jujutsu era o shin-ken-shobu (vencer ou morrer, lutar até a morte).

Por suas idéias, Jigoro Kano era desafiado e desacatado insistentemente pelos educadores da época, mas não mediu esforços para idealizar o novo jujutsu, diferente, mais completo, mais eficaz, muito mais objetivo e racional, denominado de judô, e transformando-o num poderoso veículo de educação física. Chamando o seu novo sistema de 柔道 Juu Dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", em japones. (judô), ele pretendeu elevar o termo "jutsu" (arte ou prática) para "do", ou seja, para caminho ou via, dando a entender que não se tratava apenas de mudança de nomes, mas que o seu novo sistema repousava sobre uma fundamentação filosófica.

Em fevereiro de 1882, no templo de Eishoji de Kita Inaritcho, bairro de Shimoya em Tóquio, Jigoro Kano inaugura sua primeira escola de Judô, denominada Kodokan (Instituto do Caminho da Fraternidade), já que "Ko" significa fraternidade, irmandade; "Do" significa caminho, via; e "Kan", instituto.





Cronologia de Jigoro Kano

1860
Jigoro Kano nasceu no dia 28 de outubro, terceiro filho de Jirosaku Mareshiba Kano, em Mikage (município de Hyogo).

1877
Começou seus estudos de Ju-jitsu na Escola Tenjin-Shinyo, com o sensei (professor) Fukuda Hachinosuke.

1881
Conclusão dos estudos na Universidade de Tóquio. Começou seus estudos de Ju-jitsu na Escola de Kito, com o professor Liukubo Tsunetoshi.

1882
Criação do JUDÔ-KODOKAN e instalação do primeiro "Dojo" nos terrenos do templo Eishoji, em Tóquio, onde passou a ser instrutor.

1889
O Meste Jigoro Kano viaja pela Europa, onde examina as possibilidades de ensinar Judô.

1891
Jigoro Kano não aceita o cargo de professor da Gakushuin e passa a ser Conselheiro do Ministério da Educação.
Diretor da "Quinta Escola Secundária Nacional" em Kumamoto.

1893
Passa seguidamente aos cargos de chefe do Departamento Bibliotecário do Ministério da Educação, Diretor da "Primeira Escola Secundária Nacional" e Diretor da Universidade Pedagógica de Tóquio (PH).

1897
Demite-se da direção da PH, reconvocado em outubro. 1898 Renuncia novamente e assume a chefia do Departamento Geral de Assuntos Escolares do Ministério da Educação.

1901
Kano aos 41 anos, novamente convocado para a direção da PH.

1902
Instala uma escola para o intercâmbio de estudantes da China.

1909
Reconhecimento oficial do Kodokan. Kano torna-se membro do Comitê Olímpico Internacional.

1911
Instalação de um Departamento de Instrução para professores de Judô no Kodokan. Kano funda a Associação Atlética do Japão, sendo o seu primeiro presidente.

1912
Visita ao V Jogos Olímpicos em Estocolmo, os primeiros com participação do Japão.

1920
Renuncia ao cargo na PH. Visita os VII Jogos Olímpicos em Antuérpia.

1922
Renuncia ao cargo de presidente da Associação Atlética, cujo Presidente de Honra ele passa a ser.
Logo em seguida funda a Associação dos faixas-pretas "Dan".

1924
É nomeado professor aposentado da PH.

1928
Visita aos IX Jogos Olímpicos em Amsterdã.

1930
Mestre Kano fica muito feliz, realiza outro sonho, que é a realização dos primeiros Campeonatos Japoneses de Judô.

1932
Visita aos X Jogos Olímpicos em Los Angeles. Fundação de um Instituto de Medicina no Kodokan.

1933
Visita à Europa para oferecer Tóquio como local para os XII Jogos Olímpicos.

1934
Mudança do Kodokan para o bairro de Tóquio, Suidobashi. Visita à Assembléia do Comitê Olímpico Internacional.

1936
Visita aos XI Jogos Olímpicos em Berlim.

1938
Falece aos 78 anos no dia 4 de maio, a bordo do navio SS "HIKAWA-MARU', de pneumonia.
Ele estava naquela ocasião, no caminho de volta do Cairo, onde o COI (Comitê Olímpico Internacional) tinha aprovado a realização dos XII Jogos Olímpicos em Tóquio.

Referências:
http://www.judoinforme.com/cronokano.html
http://judolandia.tripod.com/historia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jud%C3%B4
http://ejmas.com/jcs/2004jcs/jcsart_svinth_0504.htm