EXPRESSÕES:
Judogui: roupa de judô (quimono).
Dúvida sobre judo, golpes de judo, ippon, tatame, saúde, lazer, esporte, exames de faixa ou simplesmente acompanhar o que uma pessoa comum precisa saber para percorrer o "Caminho Suave" (fazer judô) descrito pelo Mestre Jigoro Kano. Sejam bem vindos e se sintam em casa! Flavio Ricci
Kata, que literalmente significa "forma", é praticado seguindo-se um sistema
formal de exercícios pré-estabelecidos.
Randori, significa "exercícios livres", é praticado livremente.
"Os katas são a ética do judô, sem o qual é impossível compreender o alcance." (Jigoro Kano)
Kata, que literalmente significa "forma," é praticado seguindo-se um sistemaformal de exercícios pré-estabelecidos, enquanto o Randori, significando "exercícios livres" é praticado livremente.
Os Katas do Judô são a melhor maneira de defesa e ataque em inúmeros casos, tendo sido sistematizados por estudos teóricos."
Vou iniciar agora uma nova seção que vai nos ajudar a entender mais e melhor o judô dentro de suas origens. Este tópico vai conter assuntos relacionados a língua japonesa.
Por enquanto vou chamá-la de “Vocabulando”.
São tantas palavras, frases e ideogramas para tratarmos aqui, que eu não sabia por onde começar...
Como a minha filha tem me perguntado constantemente os números em japonês, vou começar com eles.
A idéia é que aprendamos a ler, falar e escreve-los.
Observando o relógio ao lado, podemos observar os números de 1 até 12, vamos tomar estes como exemplo e começar nosso primeiro artigo desta seção:
Tabela com formas escritas
PEQUENO RESUMO
Em relação aos nossos números, os números japoneses são muito mais fáceis, pois eles usam os números de 1 até 10 normalmente, já do 11 em diante é como se fosse uma soma, veja o exemplo:
1 = ichi;
10 = jyu;
10 + 1 = 11
(jyu) + (ichi) = (jyu ichi)
Caminhamos assim até o jyu kyu (19).
Do vinte em diante segue:
2 = ni;
10 = jyu;
20 = ni jyu;
2 x 10 = 20
(ni) x (jyu) = (ni jyu)
Vídeo para escutar e aprender:
Vídeo para escutar e memorizar:
Fontes:
http://www.linguajaponesa.com.br
http://www.aprendendojapones.com
http://www.genkienglish.net
http://technotaku.com
http://pt.wikibooks.org
Ainda jovem, medindo 1,50 de altura com 48kg, Jigoro Kano, cansado de levar a pior em brigas (apesar de ser filho de um samurai), ele decidiu fortalecer o corpo. Após a prática de alguns esportes que exigiam grande esforço da sua franzina forma física, ele decidiu estudar o ju-jitsu.
Estabeleceu normas a fim de tornar o aprendizado mais fácil e racional. Idealizou regras para um confronto esportivo, baseado no espírito do ippon-shobu(luta pelo ponto completo). Procurou demonstrar que o jujutsu aprimorado, além de sua utilização para defesa pessoal, poderia oferecer aos praticantes, extraordinárias oportunidades no sentido de serem superadas as próprias limitações do ser humano.
Jigoro Kano tentava dar maior expressão à lenda de origem do estilo Yoshin-Ryu (Escola do Coração de Salgueiro), que se baseava no princípio de "ceder para vencer", utilizando a não resistência para controlar, desequilibrar e vencer o adversário com o mínimo de esforço. Em um combate, o praticante tinha como o único objetivo a vitória. No entender de Kano, isso era totalmente errado. Uma atividade física deveria servir, em primeiro lugar, para a educação global dos praticantes. Os cultores profissionais do jujutsu não aceitavam tal concepção. Para eles, o verdadeiro espírito do jujutsu era o shin-ken-shobu (vencer ou morrer, lutar até a morte).
Por suas idéias, Jigoro Kano era desafiado e desacatado insistentemente pelos educadores da época, mas não mediu esforços para idealizar o novo jujutsu, diferente, mais completo, mais eficaz, muito mais objetivo e racional, denominado de judô, e transformando-o num poderoso veículo de educação física. Chamando o seu novo sistema de 柔道 Juu Dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", em japones. (judô), ele pretendeu elevar o termo "jutsu" (arte ou prática) para "do", ou seja, para caminho ou via, dando a entender que não se tratava apenas de mudança de nomes, mas que o seu novo sistema repousava sobre uma fundamentação filosófica.
Em fevereiro de 1882, no templo de Eishoji de Kita Inaritcho, bairro de Shimoya em Tóquio, Jigoro Kano inaugura sua primeira escola de Judô, denominada Kodokan (Instituto do Caminho da Fraternidade), já que "Ko" significa fraternidade, irmandade; "Do" significa caminho, via; e "Kan", instituto.