Judô em Ação


Eu quero aproveitar este espaço para colocar os sensei que estão colaborando comigo nesta minha volta de superação.

Na devida oportunidade fotografarei Sensei Elias Ferreira que foi meu mestre! Me ensinou desde as primeiras quedas até o caminho da constância, lealdade e acima de tudo humildade.

Foi o primeiro a me receber novamente de portas e coração aberto.

Um momento que muito me emociona quando vejo a gravação, foi do treino do dia 01 de maio deste ano de 2009. Fomos treinar na faculdade de educação física de Cruzeiro e no tatame em que eu treinava com os amigos e minha irmã, eu observei o sensei Elias, com o mesmo carinho de sempre, ensinando minha filha Andreza R. Ricci a fazer shintai, dando seus primeiros passos assim como me ensinou um dia.

Hoje minha filha treina com a Sensei Fernada no Sesi. Outra amiga que também me abriu as portas da tua academia com carinho.

O treino com a sensei Fernanda foi muito bom e proveitoso. Como mais uma das aluna do Sensei Elias, ela cobra disciplina, respeito, seriedade e amizade de seus alunos. Sempre foi lutadora, não só no tatame mas também em sua vida, é um exemplo de pessoa. Tanto é que confio todas as quartas e sextas na parte da manhã a minha filha a ela.

Infelizmente o treino que começa as 19hs me faz correr pela Rodovia Presidente Dutra quase 40km em mais ou menos meia hora, sem contar que ficou corrido sair do treino as quintas feiras e ir correndo para a aula de inglês. Por este motivo tive que parar os treinamentos com ela.

Mas para minha felicidade, o Sensei Ronaldo (moreno) e o Sensei Rafael (dentinho) (treinavamos juntos com o sensei Elias quando eramos mais jovens) e o Sensei Douglas Fernando de Piquete, me convidaram para participar do treino com eles que também não tem muito tempo para treinar por trabalharem.

Contando com a grande ajuda do Primo que nos emprestou a sua academia sem cobrar nada,

hoje estamos treinando entre amigos.

O treino começa as 21hs e acaba quando o povo esta quase sem forças ou até que as namoradas e esposas apareçam para puxar a nossa orelha.

O treino é tão intenso e gostoso que já teve dia da gente sair quase meia noite sem perceber.

O normal é treinarmos segunda, quarta e sexta, com o treino acabando por volta das 22h30.

Treinamos em poucas pessoas, mas treinamos entre amigos, um ajudando o outro, com garra, mas sem cultivar o sentimento de superioridade e rivalidade.

O mais bacana de tudo é saber que hoje tenho amigos buscando a superação pelo judô como o Sensei Ronaldo que estava parado a muito tempo, o Jony, Juninho, entre outros.

Bom mesmo é se essa nossa grande família do judô de Cruzeiro - SP pudesse treinar juntos como os atletas que treinam na Kodokan.






Da esquerda para direita, sensei Rafael Gonçalves Lopes e sensei Douglas Fernando dos Santos (o sensei Ronaldo ficou me devendo a foto!)