Abdominal

Uma das partes do corpo muito exigida em várias situações no judô é o abdome.

De uma forma bem popular eu poderia dizer que o judoca precisa ter "jogo de cintura".

Flexibilidade e resistência podem fazer uma grande diferença na hora de aplicar um golpe ou quando precisar se safar de uma situação crítica no solo, como por exemplo ao ser imobilizado.

Trabalhar alongamento e exercício abdominal são fundamentais.

Se pensarmos pelo lado biológico, o fortalecimento do abdome ajuda principalmente a não sobrecarregarmos a coluna ao inclinarmos o corpo para frente.

Sendo assim, eu resolvi postar aqui um vídeo que encontrei no youtube quem mostra uma boa serie, completa. Uma forma de trabalhar o abdome em sua plenitude em apenas 8 minutos.

Vale a pena se exercitar.

Espero que aproveitem.


Até a próxima dica de superação.

Kimono / Judogui e cuidados.



O quimono, (em japonês 着物) é uma vestimenta tradicional japonesa utilizada por mulheres, homens e crianças. A palavra "kimono", que no seu sentido literal, traduzido diretamente do japonês, significa "coisa para usar" (ki = "usar" e mono = "coisa") é utilizada para denotar o nome destes longos roupões.

Kimonos têm diferentes estilos e acessórios.





Judogi é o nome do traje típico para pratica do judô.

Kimono quer dizer roupa. Já judogui é a roupa para a pratica do judô, de cor tradicional branca, atualmente a cor azul tem sido aceita e até essencial para destinguir os participantes de uma competição (o que antes era feito com uma segunda faixa a cada participante uma de cor vermelha e outra de cor branca). O judogui é composto por quatro partes: Uwagui (blusa) Shitabaki (calça) Obi (faixa) Zori (sandália) Algumas pessoas dizem que o zori não faz parte do judogui mas este é uma peça essencial pois ao sair do dojo deve-se usa-lo a fim de não entrar no tatame com os pés sujos. O que pode ser extremamente perigoso, embora não pareça, pois o tatame estando sujo uma vez que alguém se machucar terá seu ferimento exposto à bactérias o que pode levar a uma infecçã